LAVADOR DE GASES DA engelopes UM MODO EFICIENTE E MUITO MAIS ECONÔMICO DE ELIMINAR A POLUIÇÃO DO AR !


AS PRINCIPAIS APLICAÇÕES

Segundo a CARTA DE SYLVAN do INDUSTRIAL VENTILATION os despoluidores que apresentam maior eficiência para as partículas ultramicroscópicas são : os Precipitadores Eletrostáticos e os Filtros de Tecido que, entretanto, resultam em elevados investimentos e altos custos de manutenção. Já os LAVADORES, sejam eles do tipo WET ( ÚMIDO ) ou HIDRODINÂMICOS , que utilizam água como elemento de coleta de poluentes, apresentam a MESMA EFICIÊNCIA quando operam nas faixas de partículas "microscópicas" ou "macroscópicas" encontradas nas maiorias dos processos industriais e de cocção de alimentos em RESTAURANTES ou similares. Os LAVADORES DE GASES aqui tratados , do tipo WET ou úmido, são mundialmente utilizados em FÁBRICAS, LABORATÓRIOS e COZINHAS, normalmente nos processos onde se faz necessário : coletar partículas e gases ao mesmo tempo ; dissolver elementos solúveis ; executar a função secundária de resfriamento para prevenção e combate a incêndios ; neutralizar gases e névoas corrosivas ou odores indesejáveis ; inibir os riscos de explosão quando da presença de gases e poeiras combustíveis ; ocupar o menor espaço possível e, principalmente, apresentar BAIXOS CUSTOS de : investimento inicial, de operação e de manutenção , consumo de energia elétrica e reposição de água, bem como extrema facilidade nos serviços de manutenção em comparação aos coletores tipo HIDRODINÂMICOS ou similares.


O DESENHO

O projeto do LAVADOR DE GASES levou em conta PRIORITARIAMENTE a ocupação da MENOR área útil para uma MÁXIMA vazão de ar possível, procurando manter a eficiência do equipamento . Também foi previsto o TOTAL AUTOMATISMO na operação de limpeza interna dos bicos e tubos visando reduzir ao mínimo a complexidade dos SERVIÇOS DE MANUTENÇãO que poderão ser prestados por pessoal não especializado, consistindo de uma simples drenagem de água do Tanque .

O LAVADOR DE GASES possui dois modelos básicos : o HORIZONTAL destinado aos locais que apresentam baixa altura para abrigá – lo e o VERTICAL destinado aos locais onde a sua altura não seja limitadora e que possui duas alternativas para a entrada e três para a saída de ar em suas faces externas .


A INDEPENDÊNCIA

Como todos os principais acessórios e componentes estão localizados na parte exterior do equipamento, a maioria dos serviços de reparos poderá ser executada em qualquer horário e sem necessidade de parada do Exaustor e, consequentemente, sem interrupções na cocção de alimentos na Cozinha.


A CONSTRUÇÃO

O gabinete do nosso LAVADOR DE GASES é inteiramente construido em chapas aço carbono galvanizadas, recebendo pintura especial sobre duas camadas de primer após concluídos todos os processos de fabricação para projetar uma vida útil máxima de 20 anos para todo o conjunto . Opcionalmente, podemos fornecer para utilização em processos extremamente agressivos ou corrosivos o gabinete inteiramente construído em chapas de aço inoxidável, bem como os demais acessórios em plástico apropriado para evitar a rápida degradação do equipamento. Também, opcionalmente, poderão ser fornecidos :

Depósito Especial para injeção automática de detergente ENGEBAC para ampliar os prazos de reaproveitamento da água de circulação e reduzir os efeitos nocivos dos efluentes quando descarregados diretamente na rede pública;

Válvula Motorizada no dreno e temporizador para automatizar os ciclos de esgotamento e substituição da água circulante.

 A OPERAÇÃO

Essencialmente, a operação do LAVADOR DE GASES pode ser assim descrita :

o ar poluído é aspirado diretamente para o interior do Lavador, por meio de um exaustor sempre presente neste tipo de instalação, entrando através de LAMINADOR. Neste dispositivo, o fluxo normalmente turbulento tem a sua velocidade reduzida e é uniformemente distribuído contra uma bateria de BICOS PULVERIZADORES ESPECIAIS que injetam água sob pressão em GOTíCULAS de apenas 60 microns e formam uma COMPACTA CORTINA LíQUIDA. Esta impede a passagem de gases de combustão e de quaisquer partículas sólidas que são coletadas no interior do TANQUE, permitindo que o AR LIMPO e isento de elementos poluidores, após passar por ELIMINADOR DE GOTAS, possa ser descarregado diretamente na atmosfera uma vez que todos os ELEMENTOS POLUIDORES estarão flutuando na superfície da água. Estes estarão sendo extravasados natural e continuamente pelo LADRãO DE SUPERFíCIE ou periodicamente drenados, manualmente, para a rede de esgotos . Tal sistema de drenagem é responsável pela auto-limpeza interna dos materiais filtrados e coletados ao longo da operação, evitando sua acumulação no interior do gabinete do equipamento.

O AUTOMATISMO JÁ INCLUÍDO NA SÉRIE " OL " STANDARD VERTICAL OU HORIZONTAL :

Estão incluídos nesta série de Lavadores os seguintes acessórios :

Resistência Elétrica, Termostato e Temporizador automatizando os ciclos de aquecimento da água circulante para desobstruir os bicos e os tubos . Este conjunto é responsável pela auto-limpeza de componentes internos que influenciam a eficiencia de filtragem do equipamento.
Transformador de 220 volts para 110 volts nos casos em que a tensão bifasica do local seja de 380 volts.
Controle de Nível da água do Tanque para proteção da Bomba e da Resistência .

O AUTOMATISMO NãO INCLUÍDO NA SÉRIE "OLG" ECONôMICO VERTICAL OU HORIZONTAL :

Não estão incluídos nesta série de Lavadores os seguintes acessórios, mas que poderão ser fornecidos parcial ou totalmente caso seja do interesse do cliente :

Resistência Elétrica, Termostato e Temporizador automatizando os ciclos de aquecimento da água circulante para desobstruir os bicos e os tubos . Suas ausências devem ser compensadas por maiores cuidados de manutenção.
Transformador de 220 volts para 110 volts nos casos em que a tensão bifasica do local seja de 380 volts.
Controle de Nível da água do Tanque para proteção da Bomba e da Resistência.

OS OPCIONAIS NãO INCLUÍDOS NOS LAVADORES DE GASES E FORNECIDOS SOMENTE A PEDIDO :

Caso seja do interesse do cliente e devido às particularidades de cada processo poderão ser fornecidos os seguintes acessórios especiais, mediante consulta prévia :

TANQUE ESPECIAL para a injeção automática do detergente ENGEBAC ampliando os prazos para a reposição de água de circulação e limpeza interna do Tanque, atendendo às posturas legais e/ou economia com o custo do fornecimento de água .

GABINETE inteiramente construído em chapas de aço inoxidável bem como todos os demais acessórios em plástico apropriado para evitar a rápida degradação do equipamento .

VÁLVULA MOTORIZADA no dreno e atuada por temporizador para automatizar os ciclos de esgotamento e substituição da água circulante.

Rua Frei Jaboatão n.152  - Rio de Janeiro - RJ - Cep 21041-110 - Tel: (21) 3869-7460 - Fax: (21) 3869-7471
E-mail: consulta@despoluidor.com.br